A violetista Sofia Silva Sousa nasceu em Braga, onde estudou no Conservatório Calouste Gulbenkian. Graduou-se em 2018 em Londres, na Royal Academy of Music, na classe de James Sleigh e Martin Outram. Em 2020, concluiu o mestrado no Royal College of Music, em Londres, onde integrou a classe de Nathan Braude.
Foi Artista Residente na Capela Musical Rainha Elizabeth, em Waterloo, na Bélgica, entre 2018 e 2023, sob a orientação do Professor Miguel da Silva.
Sofia Silva Sousa estreou-se como solista com a Orquestra Sinfónica Portuguesa em 2016, após vencer o Concurso de Cordas Vasco Barbosa (Portugal).
Em 2018, foi distinguida em Portugal como Jovem Músico do Ano e, nesse mesmo ano, tocou como solista com a Orquestra Gulbenkian. Conquistou ainda o Prémio Maestro Silva Pereira, na sequência da sua vitória na 32ª edição do Prémio Jovens Músicos da Radiodifusão Portuguesa.
No âmbito da música de câmara, é membro fundador do Quarteto Tejo, que foi premiado pela primeira vez em 2019, na categoria de música de câmara, e colaborou com o Juventus Ensemble.
Desde 2021, Sofia Silva Sousa é membro da Orquestra Sinfónica de Londres.