Edição 2023
CONVERSAS DOS CAPUCHOS
CONVENTO dos CAPUCHOS
Há cem anos, tal como hoje, o mundo vivia em convulsão. A nível nacional sucediam-se episódios de agitação política e movimentações grevistas. As ideologias radicais organizavam-se e ganhavam projecção. Nascia o jornal O Comunista, órgão oficial do recém-formado PCP. Publicava-se o primeiro número da revista fascista Ideia Nova, impulsionada pela ascensão ao poder em Itália de Benito Mussolini.
É sob este pano de fundo que nascem em Portugal três poetas notáveis, que viriam a tornar-se protagonistas incontornáveis da cultura portuguesa do século XX: Mário Cesariny de Vasconcelos, Natália Correia e Eugénio de Andrade. Três grandes nomes que vamos homenagear nesta edição de 2023 do Festival de Música dos Capuchos. Damos assim continuidade, em três domingos consecutivos, às já emblemáticas Conversas dos Capuchos.
Interrogaremos o que há Entre nós e as palavras na sessão que juntará três conhecedores profundos da obra de Cesariny: o poeta e crítico de arte Bernardo Pinto de Almeida, o escultor e editor Manuel Rosa e o ensaísta e professor universitário António Feijó, actual Presidente do Conselho de Administração da Fundação Gulbenkian.
Na segunda sessão, dedicada a Natália Correia, A Voz da Mátria será evocada por uma amiga próxima, sua madrinha de casamento e sua testamenteira, a arquitecta Helena Roseta, e pela escritora Filipa Martins, autora da recém-publicada biografia de Natália intitulada “O Dever de Deslumbrar”.
A última das três Conversas dos Capuchos tem como protagonista Eugénio de Andrade e as suas palavras – Um cristal, um punhal, um incêndio, orvalho apenas – e porá em diálogo a poeta e professora universitária Golgona Anghel e o ensaísta Arnaldo Saraiva, que foi amigo pessoal de Eugénio.
Três tardes de domingo, três conversas literárias, três homenagens a figuras marcantes da literatura portuguesa, no ano em que se assinala o centenário destes três vultos: Mário de Cesariny, Natália Correia e Eugénio de Andrade.
Carlos Vaz Marques
Curador e moderador das Conversas dos Capuchos
28 MAIO DOMINGO
17h00
Conversa dos Capuchos 1
no centenário do nascimento de Mário Cesariny de Vasconcelos
Com Bernardo Pinto de Almeida, Manuel Rosa e António Feijó
Moderação de Carlos Vaz Marques
04 JUNHO DOMINGO
17h00
Conversa dos Capuchos 2
A Voz da Mátria
no centenário do nascimento de Natália Correia
Com Helena Roseta e Filipa Martins
Moderação de Carlos Vaz Marques
11 JUNHO DOMINGO
17h00
Conversa dos Capuchos 3
Um cristal, um punhal, um incêndio, orvalho apenas
no centenário do nascimento de Eugénio de Andrade
Com Golgona Anghel e Arnaldo Saraiva
Moderação de Carlos Vaz Marques