Alfonso Pinto-Ribeiro nasceu no Porto, em 2005. Com 4 anos, teve as suas primeiras aulas de piano com a sua mãe, a pianista Rosa Maria Barrantes, e iniciou os estudos de violino aos 7 anos, com Jorman Torres.
Alfonso estudou na Academia de Música de Santa Cecília, com Denis Stetsenko e Lígia Soares, continuando os seus estudos de violino no Conservatório Nacional de Lisboa, com Joana Cipriano.
Participou em diversas masterclasses de violino, com os Professores Mihaela Martin (Escola Superior de Música de Colónia), Stephan Picard (Escola Superior de Música de Berlim), Pavel Vernikov (Universidade de Viena), Svetlana Makarova (Escola Superior de Música de Lausanne) e Jack Liebeck (Royal Academy of Music, de Londres). Estudou ainda com Mateja Marinkovic, em Belgrado. No âmbito da música de câmara, trabalhou sob a orientação dos Professores Miguel da Silva (Capela Real Rainha Elizabeth) e Lars Anders Tomter (Academia Real de Oslo).
Foi laureado em vários concursos de violino, tendo recebido o Primeiro Prémio no Concurso “Vechi Costa” em 2021.
Apresentou-se em concertos em Portugal e no estrangeiro, sendo de destacar a participação no Festival Verão Clássico, em Lisboa, e no Festival de Musique de Prémery, em França.
Alfonso toca um violino construído por Christian Bayon em 2020.