A Orquestra de Câmara de Berlim “Metamorphosen” foi fundada em 2010 por dois músicos da elite internacional, a violinista Indira Koch e o maestro e violoncelista Wolfgang Emanuel Schmidt. Os músicos da orquestra são membros das principais orquestras de Berlim, reputados músicos de câmara ou vencedores de concursos internacionais, como o Concurso Internacional Tchaikovsky de Moscovo, o Concurso Internacional Lutoslawski de Varsóvia, o Concurso Internacional ARD em Munique, e o Concurso Internacional Rainha Elizabeth the Bruxelas.
Desde a sua fundação, a Kammerphilharmonie Metamorphosen Berlin tem-se apresentado na Alemanha, Espanha e Suíça com solistas famosos, como Johannes Moser, Camille Thomas, Alban Gerhardt, Gary Hoffman, Jens Peter Maintz, Frans Helmerson, Julius Berger e Ivan Martin.
O compositor berlinense Helmut Abel compôs a obra “Concertino” para a orquestra, interpretada pelos solistas Indira Koch (violino) e Wolfgang Emanuel Schmidt (violoncelo). Os Metamorphosen Berlin também realizaram a estreia mundial de “Lumière” de Sören Nils Eichberg, para dois violoncelos, liderados pelos solistas Frans Helmerson e Wolfgang Emanuel Schmidt em 16 de novembro de 2017, por ocasião do 10º aniversário da morte de Mstislav Rostropovich na Konzerthaus Berlin.
Enjott Schneider foi o primeiro Compositor Residente em 2022 – cinco das suas composições foram dedicadas e estreadas pelos Metamorphosen Berlin na Philharmonie Berlin, Elbphilharmonie Hamburg e Konzerthaus Berlin.
A Orquestra de Câmara de Berlim “Metamorphosen” gravou três álbuns para a editora Sony Classical, com excelente recepção da crítica especializada. O primeiro CD, “Inspiration”, foi lançado em 2015, com obras de Dvořák, Suk e Victor Herbert. O segundo álbum, de 2017, é dedicado a obras para cordas de Tchaikovsky e foi premiado com o Melomano de Oro em Espanha. Em 2021, a Sony Classical lançou o terceiro álbum, “Very British”, com obras de Elgar, Warlock e Britten.