Vencedor do 1º Prémio e Medalha de Ouro do prestigiado Concurso Internacional Horowitz em 2023, Roman Fediurko é considerado um dos maiores talentos emergentes do panorama internacional.
Natural de Kiev, Ucrânia, Roman ingressou na Escola de Música Infantil N.º 21 em Kiev aos 5 anos de idade, na classe de Ghalyna Kotsjuba. Roman é laureado e bolseiro do programa Novos Nomes da Ucrânia da Fundação Ucraniana de Cultura. É também bolseiro da Academia Internacional de Música no Liechtenstein. Em 2021, recebeu ainda a bolsa para jovens artistas do Presidente da Ucrânia.
Actualmente, Roman está a estudar sob a orientação da Professora Milana Chernyavska na Universidade de Música e Artes Performativas de Graz (Áustria).
Conquistou prémios em muitos concursos internacionais de piano, sendo os mais recentes o 1º Prémio no 10º Concurso Internacional de Piano Yamaha USASU em Tempe, Arizona, EUA (2023); o 1º Prémio no Concurso Robert Schumann para Jovens Pianistas em Düsseldorf, Alemanha (2023); o 1º Prémio e a Medalha de Ouro do Concurso Internacional para Jovens Pianistas em Memória de Vladimir Horowitz Kiev-Genebra, na Suíça (2023).
Roman já se apresentou na Salle Cortot, em Paris; Sala Gustav Mahler em Toblach; Sala de Música de Câmara da Beethoven-Haus, em Bona; Sala de Palestras do Kunsthaus Zürich; Sala Robert Schumann, em Düsseldorf, Alemanha; Victoria Hall, em Genebra; Villa Senar, em Hertenstein, Suíça; Sala de Concertos Aram em Goyang, Coreia do Sul, entre muitos outros palcos internacionais.
Roman actua regularmente como solista com orquestras de renome, como a Orchestre de la Suisse Romande, a Orquestra Filarmónica de Gyeonggi, a Kölner Kammerorchester, Orquesta Sinfónica de la Región de Murcia, a Orquestra Filarmónica do Estado da Boémia do Norte, a Orquestra Sinfónica Nacional da Ucrânia, a Orquestra Filarmónica do Estado de Târgu Mureş, trabalhando com maestros como Kirill Karabits, Hun-Joung Lim, Salvador Brotons, Christoph Poppen, Moritz Gnann, Jascha von der Goltz e muitos outros.
Os próximos destaques incluem várias estreias em recitais, em Utrecht, no Festival Busoni, na Elbphilharmonie, como parte de uma digressão por três cidades – em Hannover, Düsseldorf e Hamburgo – e no Festival de Música dos Capuchos.