Convento dos Capuchos
O Convento dos Capuchos é um antigo convento da Ordem de São Francisco que fica localizado na área da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica, no concelho de Almada, e a partir do qual se pode observar não só a Costa de Caparica e a sua extensa costa de praia mas também uma esplêndida paisagem da Costa de Lisboa, Estoril e Cascais. O Convento foi mandado edificar por Lourenço Pires de Távora em 1558.
Com uma localização privilegiada sobre o Atlântico, a simplicidade e a elegância do Convento dos Capuchos, refletem os princípios da Ordem de São Francisco, comunidade que o fundou no século XVI.
Recuperado pela Câmara Municipal de Almada em 2000, o edifício mantém a traça original conjugada com condições para ser um moderno espaço de cultura, vocacionado particularmente para a música e para as artes visuais.
Entre 1980 e 2001, sob a direcção artística de José Adelino Tacanho, o Convento foi palco do Festival de Música dos Capuchos, um evento que deixou uma marca indelével na identidade cultural do concelho.
Vinte anos depois, em 2021, o Festival regressou ao Convento dos Capuchos como um novo sopro de esperança que se manifesta na beleza universal da música, agora sob direcção de Filipe Pinto-Ribeiro.